
11 agosto, 2016
Artesão
O que é um Artesão?
Como é ser um Artesão?
Entenda a Profissão de Artesão e veja local de Trabalho
SEMPRE HÁ VAGAS DE EMPREGO PARA PROFISSÃO Artesão
VAGAS DE EMPREGO PARA Artesão
Artesãos trabalhando em um cristal de vidro oficina
Artesão de sal em Salinas Grandes, província de Salta ( Argentina )
Um ferreiro artista e um atacante trabalhando
Carver de madeira em Bali
Um Artesão (do francês : artesão , italiano : artigiano ) é um artesão qualificado que faz ou cria coisas por mão que podem ser funcionais ou estritamente decorativa , por exemplo mobiliário , artes decorativas , esculturas , roupas , jóias , utensílios domésticos e ferramentas ou até mesmo mecanismos mecânicos, tais como o mecanismo do relógio handmade movimento de um relojoeiro . Artesãos praticar um ofício e pode através da experiência e aptidão atingir os níveis expressivos de um artista .
O adjetivo “artesanal” é por vezes utilizado para descrever mão-de processamento em que é normalmente visto como um processo industrial, tal como na frase mineração artesanal . Assim, “artesanal” é por vezes utilizado na comercialização e publicidade como uma palavra da moda para descrever ou sugerir alguma relação com a elaboração de produtos alimentares artesanais, tais como pão ,bebidas ou queijo . Muitos deles têm sido tradicionalmente feitas à mão, rurais ou pastorais mercadorias, mas também já estão feitos geralmente em uma escala maior com automatizado mecanização em fábricas e outras áreas industriais.
Artesãos foram os produtores dominantes de produtos de consumo anteriores à Revolução Industrial . De acordo com a economia clássica teoria, a divisão do trabalho ocorre com o desenvolvimento do mercado interno ( Adam Smith ). No entanto, segundo o economista John Hicks, Comerciantes e artesãos originou-se como servos para os governantes .
Conteúdo
- 1 – artesãos medievais
- 2 – shokunin
- 3 – Galeria
Artesãos medievais
Durante os Idade Média , o termo “artesão” foi aplicado para aqueles que fizeram coisas ou serviços prestados. Ele não se aplicava aos não qualificados trabalhadores manuais . Artesãos foram divididos em dois grupos distintos: aqueles que operam seus próprios negócios e aqueles que não o fez. Aqueles que tinham os seus negócios foram chamados mestres , enquanto o último foram os artífices e aprendizes . Um equívoco que muitas pessoas têm sobre este grupo social é que eles imaginá-los como “trabalhadores”, no sentido moderno: empregados por alguém. O grupo mais influente entre os artesãos foram os mestres, os proprietários do negócio. Os proprietários gozava de um estatuto social mais elevado em suas comunidades.
Shokunin
Shokunin é uma palavra japonesa para “artesão” ou “artesão”, o que implica também um orgulho na própria obra de um. Nas palavras de shokunin Tashio Odate :
Shokunin significa não só ter habilidade técnica, mas também implica uma atitude e consciência social … uma obrigação social para trabalhar o seu melhor para o bem-estar geral do povo, [um] obrigação tanto material quanto espiritual.
Tradicionalmente, shokunin honrado suas ferramentas de comércio no Ano Novo – o afiado e tomado de cuidados de ferramentas seriam colocados em um tokonoma (um recipiente ou caixa ainda encontrados em casas e lojas japonesas), e dois bolos de arroz e uma tangerina (no topo de papel de arroz) foram colocados no topo de cada caixa de ferramentas, para honrar as ferramentas e expressar gratidão ao exercício da sua tarefa.
-
Armeiro , 1425
-
Ferreiro , 1606
-
Cuteleiro de 1564
-
Joiner , 1425
-
Cooper , 1608
-
Dyer , 1433
-
Furrier de 1543
-
Goldsmith , 1543
-
Armeiro , 1613
-
Hatter de 1533
-
Serralheiro , 1600
-
Nailsmith de 1529
-
Potter , 1605
-
Peronema
-
Saddler , 1470
-
Shoemaker de 1535
-
Pedreiro , 1550
-
Tailor , 1425
-
Tanner , 1473
-
Weaver , 1524
-
Wheelwright , 1545